300 x 250 Ad Space

24 setembro 2013

"Sugadores" de tempo e produtividade

Já falei aqui no blog que estou numa das fases mais conturbadas da minha vida. Tenho muita coisa para fazer e com prazos bem marcados.

Para lidar com essa nova fase de vida (temporária) que estou passando, tive que tomar algumas decisões para garantir mais tempo livre no dia e por consequente gerar mais tempo para me dedicar a essas extensas tarefas.

Todo mundo já sentiu, em alguma fase da vida, que a produtividade parece fugir pelo ralo e o tempo fica cada vez mais escasso a ponto que começamos a nos sentir frustrados por não atingir nossas metas diárias. Nos sentimos dentro da obra de Dali, com os relógios derretendo...


Comecei a monitorar o meu dia e observar quanto tempo eu passava fazendo cada coisa: trabalhando, ocioso, na tv, nas redes sociais, passeando, etc. E comecei a anotar como estava a minha rotina. Pude então verificar quais coisas eu poderia eliminar temporariamente para gerar mais tempo.


Elencando as prioridades, a primeira coisa que cortei foi a TV, que embora eu não tenha o hábito de assistir muito, mas já me sugava um bom tempo. A segunda coisa foi reduzir meu tempo de acesso as redes sociais. Abandonei o twitter há algumas semanas e pude notar minha produtividade voltar como há tempos não a via. Decidi também reduzir o acesso ao facebook e instagram, e acessar o e-mail apenas duas vezes por dia.

O resultado? Um saldo positivo de 4 horas líquidas por dia para me dedicar as minhas tarefas. Para maximizar esse tempo decidi pausar minha academia (minha academia permite pausar o plano por 30 dias para férias) por um mês e agora tenho 6 horas líquidas para me dedicar as minhas tarefas e estou conseguindo gerir o meu tempo e minhas tarefas de forma tão eficiente que estou até surpreso.

Sentir-se bem com o próprio tempo muda tudo, a cabeça, a rotina, a pressão. Reduz os níveis de stress e nos deixa com uma sensação de realização muito maior. Já as pessoas que vivem atrasadas e correndo geram uma rotina cheia de stress, pressão e sensação de tristeza constante. Viva bem com seu tempo!

Para quem vive reclamando que não tem tempo, que precisa de mais horas no dia e que acha a vida muito corrida, apresento-lhes uma solução: monitore o seu dia, verifique quanto tempo gasta em todas as atividades, e elenque prioridades de modo que você consiga cortar totalmente ou parcialmente algumas coisas sem prejudicar sua rotina e sim gerar mais tempo e produtividade.

2 comentários:

Phillipe disse...

Boa sorte na gerencia do tempo, pra que em breve a falta dele não volte a ser um problema ; )

CRoma disse...

Adoreeei o post, vou fazer esse monitoramento do meu dia pra decidir o que devo cortar! Costumo inventar cada vez mais coisas pra fazer e acabo não fazendo nenhuma por completo...