300 x 250 Ad Space

06 março 2013

Consumismo de dispositivos

No post anterior falei um pouco sobre a minha opinião sobre utilizar ao máximo do potencial e durabilidade de um dispositivo fazendo sempre a escolha correta. A pergunta é: "Como escolher o melhor dispositivo para mim?" é sobre isso que vou falar nesse post.

Tem gente que não consegue se segurar quando tem um novo lançamento e quer sempre o modelo mais novo. Isso fica muito aparente nos usuários de produtos da Apple principalmente. Sempre que tem um Keynote todos ficam ávidos por saber os lançamentos e ficam tentados a fazer upgrade de modelo. Usuários de iPhone que o digam.

Para ilustrar esse quadro conversei com um de nossos leitores o Rodrigo Lima. Acompanhe um pouco da história do Rodrigo:

"De Janeiro de 2012 até Março de 2013 já tive e me desfiz de vários aparelhos: Nokia e63, Motorola mb502, Galaxy X, iPhone 4s, iPhone 5 e Galaxy tab 8.9 3g.

Sinto vontade de trocar de aparelho porque sempre me aparece um aparelho mais interessante, o que me chama atenção no primeiro momento é a estética, isso não passa nunca, só depois de comprar. Depois eu sempre encontro uma desculpa: "é mais discreto, o meu está velho, abusei do meu" mas no fundo é pela novidade, é ter novo!

Sempre quero ver de perto, testar, entender ele! Já me peguei algumas vezes querendo mostrar o aparelho que tenho, do tipo "olha, eu tenho o ultimo lançamento, é muito legal, vale a pena!"

Já estou pensando em trocar de aparelho. Hoje eu estou somente com o iPhone 5 e o Galaxy X. Estou vendendo o Galaxy e querendo comprar um novo android , talvez mais simples por enquanto e algum tablet (estou de olho no Galaxy note 10.1, ou o nexus 7)."

Assim como o Rodrigo, muita gente sofre desse mal, achar que o aparelho mais novo é a melhor coisa do mundo e logo após obter ele acaba vendo que de novo e surpreendente não tinha tanta coisa na sua utilização. O caso de Rodrigo também é que além da novidade ele gosta de ter um aparelho que seja agradável de usar e com um bom design.

Se você está pensando em um trocar de aparelho, veja algumas dicas abaixo e descubra se realmente você precisa trocar de aparelho ou é uma troca desnecessária.


Qual é o melhor sistema?

Hoje basicamente contamos com três sistemas mais populares e maduros: Windows Phone, Android e iOs. Cada um tem seus próprios prós e contras. Para responder a essa pergunta, nada melhor do que a opinião dos usuários de cada sistema:

iOs

Como eu uso o iOs vou falar a minha opinião sobre o sistema. O iOs para mim se tornou amor a primeira vista porque o sistema é fluído e intuitivo. Poder usar o mesmo sistema no iPad e no iPhone me facilitam a vida. Tirar uma foto no iPhone e poder acessar automaticamente no iPad com o iCloud para mim é uma das muitas vantagens que o sistema oferece. Posso iniciar uma conversa no iMessage do iPad e continuar a conversa no iPhone e vice versa. Esse tipo de interação entre os dispositivos contam muito para a minha escolha.

Sou um usuário totalmente satisfeito com o sistema e não pretendo trocar tão cedo. Existem muitos aplicativos na App Store e isso facilita muito, pois tem aplicativos para as mais diversas utilizações. Sendo por isso que acredito que o iOs é um sistema muito forte. Primeiro pelas atualizações garantidas. Estamos no iPhone 5 e o iPhone 3GS ainda atualiza para a última versão, e segundo pela quantidade de aplicativos.

Como eu utilizo todos os meus equipamentos sendo Apple, essa facilidade de conversa entre os dispositivos é muito benéfica. Meu iPhone e iPad conversam muito bem com o iMac, por exemplo, posso acessar as músicas do iTunes do iMac e reproduzir diretamente do iPhone/iPad sem necessidade de baixar e vice e versa.

Esse tipo de interação dos dispositivos é o principal motivo pelo qual eu não pretendo migrar para nenhum outro sistema. Esse ecossitema tem funcionado para mim.

O único problema é que os produtos com iOs tem seu custo elevado e isso acaba fazendo com que muitas pessoas recorram a outros sistemas.


Android

O sistema na opinião do usuário Eduardo Coelho:

"Gosto de usar o Android, atualizei o sistema do 2.3.4 pro Android 4.0.4 e fiquei muito feliz, ele está mais rápido, a bateria dura mais e ele quase não trava, gosto do Android porque ele é um sistema leve e com uma interface parecida com o iOS.

O que mais gosto é da personalização, dos apps que rodam sem qualquer problema. O que menos gosto são os apps que atualizam muito, tem muita atualização e por vezes ocupa a memória interna que é de 512 mb, já que alguns apps não permitem a transferência pro cartão de memória de 16 GB.

O meu aparelho atual é um Sony Ericssom Xperia Arc, e pretendo ficar com ele por pelo menos mais 2 anos, ou até surgir uma boa oportunidade de ter um celular de ponta. Eu pretendo continuar usando Android, pois gostei muito do sistema. Antes eu usava o Symbiam da Nokia, pra mim até aquele momento era bom, porém era lento. Com o Android uma nova porta se abriu. Claro que sonho com um iPhone, mas por enquanto é algo muito distante e caro, e o Android supre todas as minhas expectativas."


Windows Phone

Veja o que a Tatiane Correia acha do sistema:

"Esta é a minha primeira experiência com Windows Phone, e até agora tem atendido as minhas expectativas. Como vira e mexe preciso fazer anotações e alguns textos, o fato de ter o Office dentro do sistema é uma baita mão na roda. E o sistema tem sido bastante intuitivo, quem está acostumado com PCs acaba se encontrando sem dificuldades. E vale dizer que a câmera de cinco megapixels não me deixa na mão? Além do gerenciamento de consumo via sistema proprietário da fabricante. Só fazer o cadastro e bingo!

Atualmente possuo um Nokia Lumia 710, com o Windows Phone 7.5. Enquanto o telefone funcionar ficarei com ele - e considerando que ele já sobreviveu a dois temporais, acho que ele terá uma longa vida pela frente, hahahahahaha.

Eu sou fã da Samsung e do Android (e não nego isso, rs), mas o fato do Windows Phone me agradar vai me fazer avaliar uma troca no curto prazo. Meu único porém é a falta de opções na loja digital, muito restrita ante Apple Store e a loja do Google."

O Fernando também fez comentários sobre o sistema:

"No momento não estou gostando do sistema, pois a atualização do 7.8 quebrou meus live tiles. Mas no geral acho bom, pra eu que não uso muitos apps. Se eu fosse avaliar, diria que é uma plataforma promissora, mas defasada por falta de apps."


Como escolher o melhor aparelho?

O melhor aparelho é aquele que tem todas as funções que sejam importantes para você. Se, por exemplo, você gosta de foto, um celular com uma boa câmera e boa tela (para poder editar e visualizar as fotos) são pontos importantes e devem ser analisado com prioridade.

O custo x benefício deve ser sempre pensado profundamente e isso acaba contando muito na escolha final do aparelho. Porém como geralmente aparelhos bons tem custo elevado, as vezes as pessoas acabam tentando a sorte com um aparelho que seja um pouco mais barato, mas no fim acabam se frustrando bastante com o desempenho e aí começa a troca desenfreada.


A dica mais importante!

Muita gente acaba trocando de aparelho simplesmente porque o modelo mais novo tem mais tecnologia que o anterior, mas a pergunta é: "você realmente precisa disso ou vai utilizar essa nova tecnologia?". Nem sempre as coisas se adaptam a nossa realidade.

Uma das maiores furadas da Apple foi o lançamento do Siri apenas em inglês. Os brasileiros que queriam a tecnologia até hoje não conseguem utilizar direito os recursos do Siri, simplesmente porque não foi habilitado para o Português Br e boa parte das funções não funcionam por aqui, como por exemplo localizar restaurantes.

Quem faz a produtividade ou um aparelho valer a pena não é o aparelho e sim o uso que você faz dele. Do que adianta trocar o iPad 1 pelo New iPad se você apenas utiliza o aparelho para acessar o facebook, twitter e e-mail? A tela de retina não vai fazer muita diferença para você, mas sim para quem utiliza o aparelho para jogos e edição de fotos por exemplo.

Entender a sua real necessidade para com o aparelho é muito importante. Milhares de pessoas tem Smartphones e não instalam aplicativos, utilizando apenas aquilo que vem no aparelho. Então volto a perguntar: "Você realmente precisa de um upgrade?".

Acho que quando você entende sua real utilização do aparelho o impulso de querer trocar passa a ser menor, uma vez que você analisa se aquilo realmente vai fazer alguma diferença no seu uso ou apenas será mais uma forma de consumir outro dispositivo e na prática nada mudar. Reflita melhor sobre isso, o meio ambiente agradece!

0 comentários: